menu

Image Map

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Papai Noel existe? O que dizer para a criança


Me recordo com muito carinho da minha infância,  foi especial e cheia de fantasias. Eu acreditei em Papai Noel até os meus 9 anos de idade e não tenho vergonha de dizer. Infelizmente as crianças de hoje em dia estão amadurecendo precocemente e não curtem a infância como eu e todos aqueles que nasceram nos anos 80-90.  

Me lembro dos meus pais montando a árvore de natal todos os anos, e o lanchinho que deixávamos para o "Papai Noel", um copo de leite e rosquinhas de chocolate, caso ele aparecesse na minha casa para entregar os presentes. Eu acreditei nessa fantasia por 9 anos e agradeço aos meus pais por terem me proporcionado estes momentos únicos e especiais. 


Quando estava com 10 anos de idade veio a minha decepção, tinha pedido de presente de natal patins, era a febre do momento. Até que na véspera do natal vi meu pai colocando os presentes de baixo da árvore, curiosa é claro, perguntei para ele o que fazia ali e o porque de estar colocando os presentes e não o Papai Noel. Me recordo até hoje da cara que meu pai fez, não sabia se caia na gargalhada ou se ficava sem graça, até que ele resolveu conversar comigo e explicar que o Papai Noel não existia e que tudo não passava de uma fantasia.

Hoje como mãe, tento manter essa mesma tradição na minha casa, monto a árvore e escrevo cartinhas para o Papai Noel junto com o meu filho, e ele adora esses momentos, vejo seus olhos brilharem só de imaginar que daqui alguns dias o Papai Noel vai vir na nossa casa para trazer presentes. Não gosto de mentir para o Caleb, e acho que os pais devem ser sempre verdadeiros, porém nessa ocasião acho de extrema importância que a criança alimentar a fantasia da criança, deixar ela curtir o momento e sua infância. Além do natal, também faço caça aos ovos com o Caleb na páscoa, mas sempre digo a ele que o verdadeiro significado da páscoa é Jesus.

Segundo especialistas, acreditar em Papai Noel, faz parte do pensamento mágico, que se refere a acreditar em coisas sobrenaturais, mágica, superstições, etc. O natal é uma das festas mais comemoradas em todo o mundo. É hora de vermos nossos pequenos felizes e cheios de empolgação ao ver as ruas iluminadas, os shoppings enfeitados e com Papai Noel. Estimular a fantasia é saudável para o desenvolvimento das crianças. Toda criança merece viver o encantamento de natal, e assim como eu vivi este encantamento, quero que meu filho viva e sinta a emoção do natal.

Ninguém deve tirar de uma criança a capacidade de fantasiar. De acordo com os especialistas, o papel dos pais é, ao contrário, facilitar o mundo da imaginação para os pequenos, oferecendo-lhes todas as possibilidades de sonho e fantasia. "O Papai Noel é, sem dúvida, uma das recordações mais bonitas que trazemos da infância. E o que fica registrado em nosso inconsciente não é só a figura do entregador de presentes, pois o Papai Noel representa muito mais do que isso. O velhinho barbudo e simpático é o valor da família, da fraternidade e da bondade. E é também o respeito ao idoso", defende Rosana Zanella, psicóloga e professora do Instituto Sedes Sapientiae e da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), de São Paulo. 

Além de proporcionar uma infância mais feliz e cheia de imaginação, o Papai Noel também oferece outras representações simbólicas. "É ele que vai se esforçar para atender aos nossos desejos. A ideia de que vamos encontrar bons velhinhos ao longo da vida é o que nos ajuda a aguentar o 'tranco'. É o que chamamos de fé na vida", diz Carolina Scheuer, psicóloga especialista em psicanálise da criança.



Eu agradeço aos meus pais por terem me proporcionado momentos tão deliciosos na minha infância, e a data mais especial para mim era o natal. Amava sentir aquele friozinho na barriga a espera do bom velhinho, e ficava na ansiedade querendo descobrir o que ele me trouxe de presente. Acho que toda criança deve e merece viver essa magia. Por isso faço tanta questão que o meu filho vivencie estes momentos de encantamento, e com o passar do tempo, e aos poucos, quando ele for crescendo vai saber que o Papai Noel era apenas uma linda e mágica fantasia. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário