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quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

DICAS SAUDÁVEIS, PARA LANCHES ESCOLARES!

Olá mamães, tudo bem com vocês?



Já contei aqui no blog que faço acompanhamento com uma nutricionista de 15 em 15 dias, desde quando o Caleb nasceu. Fiz uma reeducação alimentar. Eu simplesmente amo o trabalho da Ana Carolina, mas conhecida como Carol.

O atendimento da Carol é diferenciado, ela vai até a casa dos pacientes. Acho ótimo isso, ainda mais para quem tem filho pequeno e uma rotina bem agitada, é mais complicado para sair de casa.

O Caleb ainda não vai para a escola, penso em coloca-ló, quando fizer 3 anos de idade. Mas como está na época escolar, com a volta ás aulas, e aquela correria toda, muitas mamães ficam sem saber o que preparar de lanche para os pequenos levarem.

Foi então, que tive a ideia de pedir a Carol minha nutricionista, para nos dar dicas de lanches saudáveis, para as mamães prepararem.






A volta às aulas se aproxima e muitas mães já começam a se preocupar com o que irão mandar de lanche para as crianças.

Pode parecer estranho, mas o meu primeiro conselho é:  não deixe seu filho (a) sair de casa sem ter feito uma refeição apropriada. Um café da manhã com pão ou biscoito com requeijão, manteiga ou geleia e leite com café ou achocolatado, caso ele estude pela manhã - mesmo que para isso seja preciso acordar um pouco mais cedo - ou um almoço equilibrado com arroz, feijão, carne e legumes, caso estude à tarde.

Tendo este cuidado o lanche escolar perde o status de refeição para ser apenas um lanche intermediário e pequeno, suficiente apenas para quebrar o jejum, rápido (já que a criança quer aproveitar o intervalo para brincar) e nutritivo.

As frutas, que geralmente voltam intocadas, têm maior chance de serem consumidas se já forem picadinhas em uma vasilha com tampa e acompanhadas de uma colher ou garfinho plástico. Uva e abacaxi e morango ou banana, maçã e mamão – tudo básico e sem mistério. Para não oxidar (escurecer) esprema uma laranja por cima. Pode-se incluir o iogurte para dar cremosidade e a granola pode ir num potinho à parte para não murchar. Frutas secas como banana passa, damascos e uvas passa podem ser utilizados para variar. Se a criança já é maiorzinha e não tem problema de mastigação as castanhas também podem aparecer.

Uma alternativa às frutas são os legumes como a cenoura picada em palitos, o tomate cereja ou grape que ganham a companhia de ovinhos de codorna cozidos e cubinhos de queijo bem acomodados num potinho com tampa.

Para beber? Água, água de coco, iogurte de boa qualidade sabor frutas ou o bom e velho suco natural numa garrafinha (que pode ou não ser térmica). As bebidas “de caixinha” do tipo néctar (Del Valle e cia) ou refresco (o famigerado Kapo), achocolatados (“Toddynho”) ou vitaminas devem ser evitados ou usados apenas uma vez por semana. Refrigerantes, deixe para os dias que houver festinha na escola.

E o carboidrato? Pode mandar uma porção pequena, apenas para complementar, porque convenhamos que, se você mandar o pacote de biscoitos inteiro é bem pouco provável que a criança se interesse pela fruta. Três ou quatro biscoitos sem recheio , uma fatia pequena de bolo caseiro simples ou com frutas ou um pãozinho de batata com requeijão são mais do que suficientes.

Caso perceba que a sua criança está voltando pra casa sem apetite para a próxima refeição, é um sinal claro de que o lanche está exagerado e convém diminuir o tamanho das porções.
Se houver uma cantina na escola ou se a sua criança insiste em levar guloseimas como forma de se sentir incluída no grupo de amigos estipule apenas um dia da semana para abrir esta exceção.










SUGESTÕES SAUDÁVEIS: 



  •          Mamão, banana e maçã picadinhos com iogurte e granola.
  •       Tomate uva, cenoura crua picada, cubinhos de queijo prato e ovinhos de codorna cozidos.
  •       Água de coco, biscoito de polvilho e pera.
  •       Bolo de fubá e suco de laranja natural.
  •       Cookies integrais, iogurte para beber e banana.
  •       Pipoca de canjica (aquela do pacotinho rosa!), suco de maracujá e maçã.
  •       Biscoito maisena, leite com achocolatado e morango.
  •      Pãozinho de batata com requeijão, suco de uva e banana passa.
  •      Biscoito integral salgado, iogurte para beber e castanhas do Pará. 


Espero que tenham gostado das dicas, e se quiserem mais opções de lanches saudáveis, me falem, terei o maior prazer em ajudar.


Beijos,
 Jojo






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