menu

Image Map

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Qual o momento ideal para seu filho ir á escola?

Muitas pessoas me perguntam se o Caleb já está na escolinha, e quando eu digo que não as pessoas (não sei o porque), se assustam.

Quando eu planejei engravidar, eu e meu esposo conversamos a respeito de tudo, se eu ia voltar a trabalhar, se iria ficar em casa, etc. Eu deixei claro, que a minha intenção ao ter um filho era me dedicar integralmente para ele, ficar com ele até os 3 anos de idade e depois ele iria meio período para alguma escola. 





Eu vivenciei de perto durante mais de 8 anos, muitos pais reclamarem por não ter tempo para ficar com seus filhos, não tinham escolha. Meus pais tiveram um colégio por 20 anos, e eu trabalhei com eles durante este tempo, dava aulas de dança e ajudava meu pai na parte administrativa, eu vi de tudo um pouco, pais que deixavam seus filhos na escola por necessidade, e pais que tinham preguiça de ficar com seus filhos o dia todo. Crianças com 5 meses de idade já eram matriculados, e ficavam o dia todo na escola, os pais não curtiam cada desenvolvimento e aprendizado da criança e sofriam por isso. Foi então que eu tão novinha na época, já tinha colocado na minha cabeça que quando engravidasse queria me dedicar integralmente ao meu filho. E não me arrependo da escolha que eu fiz, não me importo se algumas pessoas acham um absurdo, todos me questionam a convivência dele com crianças da mesma idade. Há tempo para tudo nessa vida! O Caleb convive de vez em quando com os filhos das minhas vizinhas que tem a mesma idade dele. 

Este momento é meu e dele, tempo que eu o estimulo, estou sempre ensinando coisas novas,  para a idade que ele tem já é muito esperto e inteligente. Acho um privilégio mães que podem ficar com seus filhos integralmente. Quando ele fizer 3 anos, acho uma idade boa para começar a ir na escolinha e se socializar, ele ainda é muito pequeno e dependente de mim, não sinto vontade nenhuma de deixa-lo em um escola assim tão pequenino.

Mas quero deixar claro, que não sou contra os pais que colocam seus filhos cedo na escola, cada um tem seus motivos e prioridades, e eu respeito isso. Mas se a mãe tem a possibilidade de ficar com seu filho em casa, meu conselho é que fique e aproveite cada momento. Muitas mães não podem deixar seus empregos e tem que deixar seus filhos na escola logo após a licença maternidade, eu imagino como o coração deve ficar apertadinho.








Em abril de 2013, saiu a lei de nº 12.796, que obriga a matrícula das crianças brasileiras na educação básica a partir dos quatro anos de idade, antes a idade mínima para ingresso á escola era de seis anos.


Do ponto de vista médico, dois anos é a idade mínima para se pensar em expor o filho em um ambiente escolar. Crianças nessa idade já tem o sistema imunológico maduro, defesas prontas, já estão com as vacinas completas.

Criança que entra muito cedo na escola fica suscetível a pegar vírus e bactérias dos amiguinhos, e até doenças mais sérias caso o colégio tenha turmas de alunos mais velhos. Se os pais não tem opção e precisam deixar o filho na escola, escolha uma em que todos os alunos sejam pequenos. E se as infecções de repetição, como otite e faringite, começarem a se tornar frequentes e prolongadas, é bom procurar o parecer de um médico

Outro fato que precisa ser observado, hoje em dia muitas escolas tem um excesso de tarefas, aula de ballet, pintura, natação, línguas e por ai vai. Essa hiperestimulação em uma rotina cheias de tarefas e aulas, até os cinco anos não é legal, a criança fica sobrecarregada. Seu tempo deve ser respeitado.

Para quem tem mais dúvidas encontrei essas matérias bem interessantes: http://delas.ig.com.br/filhos/2014-01-09/qual-a-melhor-idade-para-entrar-na-escola.html

Imagens: Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário