menu

Image Map

sexta-feira, 21 de março de 2014

CineMaterna, você conhece?

Depois de alguns meses do nascimento do meu filho Caleb, eu que sou uma cinéfila por natureza, sentia uma imensa vontade de ir ao cinema. Como não moro mais em Belo Horizonte já fazem 5 anos, e aqui não tem cinema para a minha tristeza, confesso que eu não sabia que em Belo Horizonte e em outras cidades do Brasil, existe uma sala de cinema preparada com muito carinho para as mamães e seus bebês.

Eu fiquei sabendo do CineMaterna só tem um mês, ai fiquei tão chateada. Só podem entrar mamães com bebês de até 18 meses, e o Caleb está com 19 meses.



Como Surgiu

Em um grupo de discussão sobre parto humanizado e maternidade ativa pela internet, um dia, uma das mães relata sobre as saudades de ir ao cinema depois do nascimento do primeiro filho.

As mães se organizam e dez delas – com seus bebês – "invadem" uma sala de cinema, em fevereiro de 2008.
O sucesso da primeira empreitada dá início a encontros semanais no cinema, seguidos de bate-papo num café, em meio à amamentação e trocas de fraldas. As mães retomam sua vida cultural e trocam experiências sobre a maternidade.
Passados alguns meses, o grupo lança a primeira sessão amigável para bebês, acolhido pela rede de cinemas, que reconhece o valor da iniciativa.

Em 26 de agosto de 2008, é fundada a Associação CineMaterna
Esta empresa social, sem fins lucrativos, compromete-se com as seguintes metas:
  •  Resgate social da puérpera (mãe de um recém-nascido) através da cultura;
  •  Incentivar a troca de experiências entre mulheres sobre as diversas questões da maternidade, sempre com o intuito de difundir a cultura;
  •  Promoção da segurança alimentar e nutricional.





O CineMaterna organiza sessões especiais de cinema para mães com bebês de até 18 meses. Papais e acompanhantes são sempre bem-vindos. Os filmes exibidos em geral são de temática adulta - portanto, entretenimento para mães e pais, mas em ambiente especialmente preparado para os bebês.

Onde acontece?
As sessões acontecem em diversas cidades do Brasil. Para participar das sessões, basta ir ao cinema no dia e hora da sessão. Não é preciso reservar lugares.

Como acontece?
Acolher com todo conforto é o compromisso do CineMaterna. Uma equipe de facilitadoras, também mães, está em todas as sessões para receber, conduzir e auxiliar mães e bebês em tudo que precisarem.


Acesse o site para saber mais informações e para ajudar a escolher o próximo filme a ser exibido.












Nenhum comentário:

Postar um comentário