menu

Image Map

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ALIMENTOS QUE A GRÁVIDA NÃO PODE COMER!

Quando eu estava grávida sempre tinha dúvidas quanto ao que poderia ou não comer. Foi então que comecei a ler alguns livros e conversas com meus dois obstetras. Se você está grávida olhe as dicas e evite comer esses alimentos para o bem do seu bebê e da sua saúde.







NÃO COMA:





  • Carne e peixes crus
A proteína deve fazer parte das principais refeições da grávida, carnes brancas e vermelhas. Consumi-las cruas ou mal passadas não prejudica o desenvolvimento do bebê porém, é possível que haja uma contaminação por bactérias e protozoários, que depende da armazenagem e da procedência. Além disso você pode ter diarreia  e contrair a toxoplasmose, que é uma doença muito perigosa para o bebê. Coma sempre carnes bem passadas. 

Quando eu estava grávida do Caleb, teve uma noite que eu estava com muita fome e queria jantar, eu e meu esposo resolvemos comer em um restaurante que tem na cidade onde moramos. Foi meu maior arrependimento, eu não comi carne mal passada e nem crua até porque nunca gostei. A comida não era de boa procedência, no dia seguinte amanheci com muita diarreia e vomitando, estava grávida de 5 meses, foi horrível eu só pensava no bebê e no que poderia acontecer com ele, caso eu desidratasse. Depois disso evitava ao máximo comer fora de casa, nunca se sabe como são feitos os alimentos, a higiene do local.


  • Bebidas alcoólicas
O álcool em grandes quantidades, pode causar á malformação fetal. Ele pode ultrapassar a barreira placentária e prejudicar o desenvolvimento do bebê ou evoluir para uma gravidez prematura.


  • Embutidos

Os famosos embutidos que quase todo mundo adora. Salames, mortadela, presunto e salsicha esses alimentos artificiais devem ser evitados pois, contém substâncias químicas como os estabilizantes. Componentes contraindicados durante a gravidez porque, neste período o sistema imunológico da mulher se torna mais ativo. O organismo pode reagir exageradamente aos compostos químicos, o que resulta em uma alergia. 




  • Bebidas energéticas e café
Bebidas estimulantes, como as que contém cafeína, causam o aumento da frequência cardíaca em todo mundo que consome. Porém nas gestantes que já possuem essa frequência alterada, devido ao desenvolvimento do bebê e á maior circulação de sangue dentro do corpo. Esses tipos de bebidas podem aumentar a pressão arterial, o que é prejudicial para o desenvolvimento da criança.



  •  Chás

Toda infusão de ervas pode ter, em grandes quantidades, substâncias prejudiciais, inclusive inflamatórias ou que afetam o trato gastrointestinal, podendo provocar diarreias. Chás comuns como de camomila, era-doce e hortelã, podem ser tomados sem preocupação mas, moderadamente. Evite chás branco, mate, preto, canela e sene.


  • Ovos
O problema dos ovos é a salmonela, uma bactéria que ataca o sistema gastrintestinal e, de quebra, pode desencadear, entre outras complicações, um parto prematuro. Além de provocar também vômitos e diarreia. A dica para consumi-lós é comer cozidos ou fritos mas, a gema tem que estar dura. Não coma receitas que levam ovo cru em sua composição.


  • Queijos e leite
Dê preferência para os pasteurizados. Eles passam por um processo que elimina bactérias e outros micro-organismo, tornando o consumo mais seguro. Opte por versões com menos gordura, como os leites desnatados.



  • Refrigerantes
Ah... o famoso refrigerante, que a maioria das pessoas amam. Ele é um perigo! bebidas gaseificadas podem causar estufamento gástrico. O problema é para quem tem gastrite ou refluxo. os refrigerantes ligth e zero possuem muito sódio, e podem aumentar a pressão arterial o que é prejudicial na gravidez. Opte por sucos naturais, refrigerante engorda.


  • Alimentos conservados no sal

A carne seca e o bacalhau são ótimos exemplos. Para a gestante que tem tendência á hipertensão, melhor não comer esses alimentos. Se sua pressão esta sob controle, pode comer um pouquinho.




  • Adoçantes
Se você gosta de consumir adoçantes  e esta grávida, antes de usar consulte seu médico. Evite os produtos que são á base de sacarina. Opte por versões naturais, como a sucralose.




  • Condimentos
Usar condimentos na comida não faz mal nenhum. O problema é a pimenta usada em grandes quantidades. Para quem é mais sensível ela pode causar queimação gástrica e desconforto. Se a gestante tem hemorroidas, é melhor evitar.









Nenhum comentário:

Postar um comentário