menu

Image Map

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Dicas de etiqueta para festa infantil!

Olá queridas! Perdoem o meu sumiço, mas essas últimas semanas minha vida foi uma correria. Estou finalizando minha monografia, meu filho lindo fez 1 aninho na semana passada, eu estava á todo vapor com os preparativos. Na semana que vem eu posto algumas fotos da festinha dele e sobre o tema que escolhi.

Mas hoje quero falar sobre etiqueta (boas maneiras) nas festas de aniversário, não é a primeira vez que vejo tantos atos desagradáveis nas festas, e na festinha do meu filho não foi diferente. Por isso vai algumas dicas para você não cometer essas gafes!





1. É de extrema importância que o convidado seja pontual, festas de crianças têm hora para começar e acabar. Eles ficam cansados e irritados se a festa tiver uma longa duração. Por isso respeitem o horário marcado e não chegue tarde na festa.


2. Se a festa tiver mais de 1 aniversariante, o correto é levar presente para todos. Mesmo que você não conheça todos os aniversariantes.


3. Não abra todos os presentes na festa, além de cansar a criança, algum objeto que foi dado pode se perder ou até mesmo danificar. Sendo assim, você economiza tempo e evita constrangimentos, já que crianças são sinceras e podem dizer na cara do convidado, que não gostou daquele presente ou que já tem. E convidados não insistam para que o aniversariante abra os presentes na hora. Coloque uma etiqueta com o seu nome, e deposite no local apropriado para guardar os presentes. O ideal é abrir os presentes depois que todos os convidados forem embora. Agora  caso é alguém muito próximo da família, como os avôs ou tios da criança, e quiserem muitooo que ele abra o presente para que você, possa ver a reação de alegria dele ao abrir o presente que você comprou com tanto carinho, prefira dar antes da festa ou no final.


4. As pessoas tem o hábito errado de assim que acaba o "parabéns", todos avançam na mesa de doces ou do bolo e saem pegando tudo que vê pela frente. Isso é feio! Tenha educação. Lembre-se que se é festa infantil a prioridade é dos pequenos. Muitos acompanhantes ficam enchendo copos e pratos com doces, balas e salgados para levar para a casa. Não cometa essa gafe!

5. É de muito mal gosto levar vasilhas tupperware para a festa, e no final ficar atrás dos pais da criança pedindo para que encha suas vasilhas para dar fulano ou ciclano, que não foi. Isso é falta de educação, em primeiro lugar não leve vasilhas e em segundo, só leve bolo e doces para a casa se os donos da festa liberarem.




6. As lembrancinhas geralmente, estão na conta certa para as crianças. As lembranças são para as crianças e não para os adultos. Não seja inconveniente de ficar pedindo e insistindo para que você ganhe a lembrancinha. E também não invente de levar lembrancinhas para seu sobrinho, filho da vizinha e etc, que não foi na festa...


7. Converse com seu filho antes de ir para a festa, para  que tenha bons modos. É muito feio crianças que chegam fazendo baderna, estourando os balões, pegando doces da mesa fora de hora, passando o dedo no bolo e lambendo, querendo abrir os presentes que não são dele. Ensine o seu filho a se comportar, você não gostaria que fosse o contrário e outra criança fizesse isso na festa do seu filho não é mesmo?


8. Enfeites de mesa, nem todos são para levar para a casa, e muitos convidados não entendem isso. Tem enfeites de mesa que são alugados e outros podem até não ser mas, os pais da criança não liberaram para ser levados para a casa. No aniversário do meu filho tive um problema sério com isso, sou fascinada por fotografia, meu filho faz books desde quando nasceu. Então tive a ideia de enfeitar cada mesa dos convidados com fotos variadas dele do primeiro mês de vida até 1 ano de idade. Porém as fotos que eu enfeitei as mesas foram tiradas dos meus álbuns pessoais lá de casa. E alguns convidados não entenderam isso e queriam levar as fotos do meu filho. Foi super desagradável! Por isso é importante que você antes de pegar o enfeite e dizer que vai levar para a casa, pergunte para os anfitriões se está liberado.


9. Na minha opinião festa infantil não tem que ter bebida alcoólica. Se os pais optarem por não ter, respeite e aceite, você não vai morrer se ficar algumas horas sem tomar a sua cervejinha e ao invés disso, tomar um suquinho que é ótimo para a saúde ou o temível  refrigerante. E para as festas que tiverem bebida alcoólica, se contenham e não abuse. Um papelão gente que bebe demais,  fica bêbado e enchendo o saco na festa, ainda mais de criança!


 10. Se você foi convidado mas por algum motivo não pode comparecer na festa, não esqueça que mesmo assim por questão de educação, compre um presente ou lembrança para o aniversariante.

11. O aniversariante é o centro das atenções e não seu filho, fica a dica!


12. Se seu filho tem alguma restrição alimentar, o ideal é você levar um lanchinho da sua casa. Os anfitriões não tem a obrigação de saber disso, e não fique jogando indiretas dando a entender que é para eles arrumarem algo "especial" para seu filho comer. Eles podem ficar sem graça se caso não tiver nenhum tipo de alimento que seu filho possa comer.

13. Se a festa tem um tema específico tipo super-heróis ou princesas, não leve seu filho fantasiado com o tema da festa, a não ser que isso seja solicitado no convite, mas se não for o caso, não faça. Pode ser que o aniversariante esteja fantasiado, a festa é dele! Você pode não se importar mas outras mãe se importam. Aproveitando, escolha roupas confortáveis para seu filho usar  já que eles vão querer brincar, pular dançar. Tem como escolher roupas bonitas e confortáveis.

14. No momento de fazer os convites, lembre-se que por questão de etiqueta o ideal é você convidar todos os irmãos da criança convidada, para que não haja problemas. E automaticamente convidando a criança, você também está (e tem) que convidar os pais, a não ser quando são aquelas festas que somente crianças entram.









2 comentários:

  1. Adorei... pena que os convidados nunca leem esses posts, as mães que acabam lendo rss

    ResponderExcluir
  2. Adorei... pena que os convidados nunca leem esses posts, as mães que acabam lendo rss

    ResponderExcluir